Impacto ambiental: fraldas descartáveis ou de pano?

shutterstock_118161625

As fraldas descartáveis facilitam a vida das mães, sem dúvida, mas você já pensou no impacto ambiental que o lixo gerado por elas pode causar? Cada bebê gasta em média 8 fraldas descartáveis por dia, e em 2 anos e meio (idade média do desfralde dos infantes) cerca de 7000 unidades. No total, o volume do lixo gerado pelas fraldas descartáveis chega a mais de 3,4 milhões de toneladas de lixo por ano. Elas, sozinhas, responderiam por 30% do lixo não reciclável do mundo, e 2% dos resíduos gerados numa cidade.

Segundo especialistas, 1 bilhão de árvores precisam ser cortadas para dar conta da produção mundial de fraldas descartáveis. Apesar do mercado das descartáveis continuar gigante, com faturamento de 5,7 bilhões de dólares, um número crescente de mães ecologicamente conscientes estão voltando a utilizar as fraldas de pano, o que fez a a venda destes produtos aumentar em quase 50% só no Estados Unidos.

Além da questão ecológica, as mães que adotam as fraldas de pano também estão de olho nas alergias que as descartáveis causam em alguns bebês. As fraldas de pano, além de diminuírem o risco de dermatites, previnem assaduras e irritações da pele, já que permitem que a pele respire e são livres de produtos químicos. Na hora de lavá-las, porém, é preciso tomar muito cuidado: devem ser lavadas no mesmo dia, para evitar o surgimento de micro-organismos.

As fraldas de pano, apesar de defendidas por muitas mães, não são uma unanimidade em vários aspectos, inclusive no ecológico. Uma pesquisa independente com recursos da Agência do Meio Ambiente do Governo do Reino Unido, publicado em 2005, e revisado em 2011 pela Universidade Politécnica da Catalunha, chegou à conclusão que o impacto ambiental dos dois tipos de fralda é muito semelhante. Este estudo avaliou todas as atividades relacionadas à produção, utilização e eliminação das fraldas descartáveis e reutilizáveis, todas elas com impactos ambientais. Trocando em miúdos, lavar as fraldas de pano usadas utiliza recursos escassos como água e energia, além de lançar produtos químicos no ambiente.

Mas a decisão, no final das contas, e das mamães de plantão. Pense nos prós e contras de cada tipo de fralda, e faça a sua escolha.