Empresária desenvolve método divertido para aprender chinês

Shaolan Hsueh nasceu e foi criada em Taiwan, filha de um artista especialista em caligrafia chinesa e cerâmica. Apesar disso, ela não seguiu de cara o caminho profissional do pai. Se formou em bioquímica, escreveu por um tempo alguns manuais para programas da Microsoft (que se tornaram best-sellers) e finalmente, mais tarde, em 2005, abriu uma empresa de capital de risco em Londres.

Foi na Inglaterra que as raízes familiares falaram mais alto. Hsueh decidiu ensinar por conta própria chinês aos seus filhos e percebeu a dificuldade que eles tinham para aprender os caracteres de sua língua-mãe. Isto fez com que ela decidisse criar uma metodologia divertida para tornar o aprendizado mais fácil.

Foi assim que assim que surgiu o Chineasy, um método divertido para aprender chinês, que utiliza ilustrações coloridas para o aprendizado da leitura dos caracteres. Por meio de ilustrações simples, que procuram representar iconograficamente o significado dos principais caracteres básicos da língua oriental. E a partir do momento que aprende com as primeiras ilustrações, o aluno pode formar novas palavras e frases – mais ou menos como é feito no ocidente com as letras e sílabas.Com os 200 caracteres mais usados, é possível entender cerca de 40% da literatura chinesa básica. O macete é aprender a formar frases utilizando estes caracteres.

Após seu projeto ficar conhecido por meio de uma palestra que Shaolan Hsueh ministrou no TED, a empreendedora conseguiu levantar £197.626,00 no kickstarter, site de crowdfunding (doações de pessoas físicas para viabilizar projetos), para expandir o protótipo do seu método, e criar ilustrações para mais caracteres. No texto de apresentação do Chineasy, Hsueh explica que existem milhares de caracteres na língua chinesa, mas para ter uma comprensão básica da linguagem, basta conhecer uma parte deles.

Veja o vídeo que Shaolan Hsueh publicou no Kickstarter explicando (em inglês) como funciona o seu método: